segunda-feira, 2 de agosto de 2010

LESS THAN ZERO: Chorando por Downey


Este fim de semana eu vi o filme Less Than Zero (Abaixo de Zero) de 1987, dirigido por Marek Kanievska e estrelado por Andrew McCarthy,James Spader e Robert Downey Jr.
Nesta época, Robert tinha seus 22 anos (a minha idade agora) e eu acabava de nascer. O filme é dilacerante, de uma realidade cruel e pura, além de ser tão atual quanto triste.
A história narra a vida de tres jovens, grandes amigos, depois da formatura no colegial, Clay, Blair e Julian (nosso sempre excelente Robert). O longa desmonta a vida suburbana da juventude em L.A. viciada em drogas, sexo e baladas (nada mais atual hein?). A história se concentra na vida trágica de Julian (RDJ) passando de um adolescente problemático, mas tranquilo, a um jovem viciado em drogas pesadas e envolvido com traficantes perigosos. A atuação de Robert é belíssima - e de cortar o coração. Foi enormemente comentada e elogiada, como sempre.
Este filme não é para mentes fracas, ele tem a intenção de chocar. Eu, confesso que chorei e fiquei bastante deprimida; mas não é para menos, a realidade que o cerca é incontestável e nos leva a divagar sobre a geração drogada e viciada que nunca sai de moda.
Além disto, é triste ver Robert na pele de um viciado perdido e desnorteado, e lembrar que ele no futuro viveria seu próprio personagem em carne e osso. Entre 1996 e 2001, Robert esteve em total crise por usar drogas pesadas como heroína e crack. Já esteve preso pelo uso de drogas e porte de armas e internado em clínicas de reabilitação. O seu pesadelo pessoal finalmente (graças a Deus!) passou, e ele conseguiu sobreviver a este terremoto mortal. Diferente de seu personagem em Less Than Zero que acaba se tornando reflexo de tantos jovens perdidos neste submundo louco...
O personagem interpretado por Robert conquista a todos. Isto porque ele representa a pureza e a Inocencia da juventude. Julian é um rapaz que quer curtir a vida, quer fazer o que gosta, ama sua família e seus amigos; tem seus deslizes, é verdade, mas quem é perfeito? Infelizmente é seduzido pelo mundo onírico dos entorpecentes e acaba fazendo de tudo para conseguí-lo; quando o conhecemos ele já está no auge de sua decadencia: seu pai lhe expulsa de casa, ele está falido e deve mais de 50 mil dólares a um traficante perigoso; ainda sim, Julian encontra formas de utilizar drogas e entrar nas baladas, e o preço disto é o abandono: sem lugar para viver ou qualquer dinheiro, se ve forçado a dormir em bancos de praça. Como não se emocionar na cena em que ele é escurraçado da mansão de seu pai após entrar às escondidas e implorá-lo para deixá-lo apenas dormir um pouco. Julian é expulso e acaba indo parar na praia, onde junto com um garrafa de cerveja se encolhe na areia para tentar descansar.
Abaixo de Zero é um filme tocante, que deixa o gosto amargo de realidade na boca...lindo e envolvente, que deixa lágrimas profundas.
Pessoalmente acho que o louvor do filme é graças não somente a história em si - baseada no romance de Bret Easton Ellis - mas a Robert, E não somente pela sua Impecável atuação (mesmo ainda tão novo), mas por sua história de vida, por tudo o que já passou. Ve-lo ali, interpretando um carismático viciado em drogas que acaba tentando se recuperar e viver uma vida normal, é quase como ve-lo na vida real, despido de qualquer personagem, há anos atrás, quando seus problemas poderiam realmente te-lo levado à ruína.

Frase memorável:

"Julian: A, vamos lá! Não sabe quando estou dizendo a verdade?
Benjamim Wells (pai de Julian): Não. A primeira coisa que voce destruiu foi a minha confiança."

Aqui vão algumas fotinhas do filme e mais abaixo o link do trailer no youtube bem como o link para baixá-lo:







trailer no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=kFV9yqC_a-Q


Link para baixar (pode ser baixado em 8 partes ou link inteiro abaixo):

http://www.filestube.com/144af5dcf620e2a703ea,g/Less-Than-Zero.html

Legendas:

http://www.legendasfilmes.com/filme/less-than-zero/14533/


Downeykisses



3 comentários:

Unknown disse...

Oi!
Olha, não sei se vc ainda atualiza o blog, mas mesmo assim gostaria de lhe dar os parabéns! O blog é ótimo e faz jus ao grande ator que é RDJ! Em segundo, gostaria de lhe agradecer imensamente, do fundo do meu coração, por ter disponibilizado o link do filme Less Than Zero. Tem noção de quantos dias estou atrás dele? Só acho por torrent (que não tem + seed =/) e achei p/ baixar em 15 partes, mas uma delas está corrompida e não abre de jeito nenhum!
Acredite, você fez uma boa ação! XD

Tenha um ótimo dia n_n
Bjs ;*

***Baby Cakes*** disse...

Oi Carla!
Eu é quem fica feliz de ter ajudado! Confesso que tb demorei muito para encontrar o link certo de Less Than Zero, por isto o disponibilizei aqui. De qualquer forma, vou continuar colocando mais links para download para todos!
Sempre que precisar é só falar, ok? eu continuo atualizando o blog, ás vezes demora um pouco por causa do tempo, e eu peço desculpas por isto...

Bjus!!! XD

Beto Kaos Z Deja-vu disse...

Filmaço que ainda acho que não vi.